Escolha uma Página

Qual o melhor banco para fazer empréstimo consignadoPara realizar uma boa contratação de crédito, o solicitante precisa analisar qual o melhor banco para fazer empréstimo consignado.

Assim, é possível fazer uma contratação que gere mais benefícios, tornando o processo mais tranquilo. Desta forma, a principal condição que demanda análise, são as taxas de juros oferecidas. Mas, atenção, esse não é o único aspecto a ser avaliado.

Por isso, o getcredito.com elaborou um conteúdo cheio de dicas para ficar atento antes de escolher o seu banco. Confira!

 

Taxas de juros

Podemos dizer que, de modo geral, o melhor banco para fazer empréstimo consignado é aquele que oferece a menor taxa de juros. Atualmente, a taxa de juros máxima para o empréstimo consignado, fixada pelo Banco Central, está em 2,12% ao mês.

Mas isso não quer dizer que os bancos tenham que, obrigatoriamente, colocar as taxas de juros no limite mais alto. Assim, como ocorre uma alta competição no mercado consignado, as instituições têm oferecido taxas cada vez menores.

Para facilitar a sua análise, o getcredito.com reuniu os principais bancos do país que ofertam consignado e suas atuais taxas de juros. Então, confira a tabela a seguir para saber se o banco com que você já tem o costume de realizar suas transações tem as melhores condições.

 

Principais Bancos Taxa de juros mensal 
Olé Consignado 1,85%
Bradesco 1,89%
Banco do Brasil 1,96%
Banco Itaú 1,97%
Banco BMG 2,00%
Banco Pan 2,02%
Caixa Econômica 1,70%
Mercantil do Brasil 2,06%
Banco Daycoval 1,87%
Banco Safea 1,89%

*Fonte: Estatísticas do Banco Central do Brasil, acesso em 13 de Março de 2019.

Índice de reclamação

Além das taxas de juros, outra dica é verificar as reclamações que cada banco possui. Assim, fica fácil identificar as áreas em que cada banco é melhor que o outro. Para isso, existe a plataforma do Reclama Aqui. Nela você encontra todas as avaliações das instituições por ranking e categoria. Essas avaliações são baseadas nas opiniões de clientes como você. Logo, são opiniões e experiências reais e os bancos também têm a oportunidade de responder a cada reclamação. Dessa forma, você analisa os dois lados.

A plataforma irá apresentar cada banco e seus índices de reclamações, seja pelos serviços digitais e presenciais. Além disso, pela página, as instituições podem responder às reclamações, e assim, demonstrar a solução apresentada.

É possível ver as reclamações por categoria, como cobranças indevidas, abertura de conta, estorno de valores e mau atendimento. Assim, os bancos são classificados por um ranking dos mais reclamados aos menos reclamados.

 

Capilaridade de agências

Além dos aspectos mencionados, é importante saber sobre capilaridade de agências, ou seja, saber se há uma boa quantidade de agências deste banco disponível. Ou seja, você consegue saber se o banco é acessível para realizar os contratos de empréstimos e acompanhamento ao longo do contrato.

Atualmente, muitos bancos optam por não possuir um grande número de agências físicas, pois estão investindo cada vez mais em atendimento e transações online. Isto é,  buscam possibilitar que o cliente acompanhe e contrate empréstimo consignado pelo meio digital, sem precisar sair de casa.

Um dos principais benefícios das transações online é o sigilo das atividades financeiras que você realiza. Assim é possível evitar fraudes e roubos.

 

Credibilidade

É importante que o banco para contratação de empréstimo tenha credibilidade no mercado financeiro. Quer dizer, mede-se não apenas anos de atuação, mas se oferece as melhores condições e por isso está sendo reconhecido de maneira positiva. Além disso, é de extrema importância avaliar os bancos com maior solidez. Ou seja, estabilidade econômica, pois assim conseguem oferecer taxas de juros menores e honrar todas as operações.

E isso impacta de forma positiva para as duas partes, tanto o contratante quando a instituição. Isso porque  taxas baixas de juros facilitam o pagamento do empréstimo, diminuindo assim os índices de inadimplência na operação. Assim, é bom para o cliente e bom para o banco!


Esperamos que as dicas do getcredito.com tenha te ajudado a escolher o melhor banco para fazer empréstimo consignado. É um processo que, se bem analisado e estudado antes da contratação, pode gerar muitos benefícios para você. Para isso, confira outros materiais para saber mais sobre empréstimo consignado e condições dessa modalidade de crédito.

Saiba como funcionam as 9 linhas de crédito no Consignado

Margem Consignável: o que é, como calcular e quais as vantagens?

A reforma da previdência altera a contratação do Consignado?