Escolha uma Página

emprestimo vale a penaOs empréstimos podem ser de grande ajuda dependendo da situação financeira em que você se encontra. Fatores como desemprego, saúde, viagens ou a compra de um carro ou imóvel, podem influenciar no tipo de crédito que você precisa.

Sendo assim, conheça mais sobre as modalidades de crédito e entenda se o empréstimo vale a pena para você.

O que é empréstimo?

Empréstimo é uma quantia de dinheiro que você solicita a uma instituição financeira para suprir uma determinada necessidade. Desta forma, após receber os valores solicitados, o tomador realiza o pagamento em parcelas para quitar sua dívida junto ao banco. Além disso, as taxas de juros incidentes são específicas de cada modalidade. Conheça os principais tipos de empréstimos:

Empréstimo por Cheque Especial

O Cheque Especial é um crédito pré-aprovado já disponível para o cliente que possui uma conta corrente e um bom relacionamento com o banco. Ele é usado, automaticamente, quando a conta corrente está sem saldo mas ainda existem débitos a fazer. É uma modalidade prática e rápida, mas, a despeito da facilidade, conta com juros altos, que giram em torno de 230% ao ano, conforme dados do Banco Central.

Empréstimo Pessoal

É a modalidade de empréstimo mais comum. Indo até uma agência bancária ou a uma financeira, você solicita o valor sob as condições de uma análise de crédito.

Esse tipo de crédito é bastante difícil de se conseguir se o solicitante tiver o nome negativado e score (pontuação do cpf) baixo. Quando aprovado, sua taxa de juros média é de aproximadamente 125% ao ano.

Empréstimo consignado

Exclusivo para aposentados ou pensionistas do INSS, essa é uma  opção de empréstimo bastante viável. Os juros são bem mais baixos, girando em torno de 2,10 ao mês.  Além disso, nesta modalidade de empréstimo, não há problemas em se ter nome com restrição, já que não há consulta ao SPC/Serasa. O valor da parcela já vem debitado da folha de pagamento, não sendo necessário ao tomador preocupar-se com boletos e cobranças.

Motivos para solicitar um empréstimo

Existem situações específicas que nos levam a considerar se solicitar um empréstimo vale a pena. Cada pessoa tem seus motivos para pensar em adquirir um crédito, como por exemplo, montar um negócio ou quitar dívidas. Confira os 5 motivos mais comuns para solicitar um empréstimo.

1 – Quando for abrir um negócio próprio.

Você tem um projeto em que acredita, quer tirá-lo do papel e colocá-lo em prática? Se sim, o empréstimo consignado é uma ótima opção. Sendo assim, com esse dinheiro você pode abrir seu negócio e começar a investir em seu sonho. O crédito consignado lhe proporciona vantagens, como pagar à vista os fornecedores iniciais, desta maneira, é possível não acumular contas com diversos credores e manter um capital de giro para o início da operação.

2 – Limpar o nome no mercado

Muitas vezes, as empresas renegociam suas dívidas com grandes descontos para receber o pagamento de imediato. Contudo, não adianta ter uma excelente oportunidade e não ter o dinheiro disponível para saudá-la. Sendo assim, o empréstimo consignado é uma ótima opção, pois não é realizada análise de crédito. Com o dinheiro na mão, você pode quitar suas dívidas, negociar descontos e limpar o seu nome. Como as taxas de juros praticadas são bem acessíveis, é uma boa oportunidade para regularizar sua situação e não endividar-se novamente.

3 – Diminuir o números de dívidas

Se você tem várias dívidas de credores diferentes, o crédito consignado é a melhor opção. Você solicita um empréstimo no valor do somatório das suas dívidas e quita todas de uma vez. Assim, o pagamento vai ser debitado da conta, com juros mais baixos e valores fixos, sem nenhum surpresa. Portanto, vale lembrar a famosa estratégia de se trocar uma dívida cara por uma barata.

4 – Situações emergenciais

Por mais que sejamos organizados com nossas despesas, nem sempre conseguimos prever situações de emergência, como doenças ou acidentes. Contratando um empréstimo consignado, você não fica com parcelas altas e nem compromete o restante do seu salário. O crédito pode ser parcelado em até 72 vezes, dessa forma, as parcelas podem ser mais baixas.

5 – Fazer a reforma em casa

Todos sabemos que reformar a casa pode comprometer boa parte da renda. Além do mais, muitas das vezes por falta de dinheiro, as pessoas deixam a obra sem conclusão. Sendo assim, o consignado é uma opção interessante, pois você consegue dinheiro suficiente para concluir toda a sua reforma. Assim, não deixa seu projeto estagnar e nem transforma seu sonho num pesadelo.

       

Vantagens de fazer um Empréstimo

Já esclarecemos que, para colocar as contas em dia ou realizar seus sonhos, muitas vezes é necessária uma ajuda extra. Desta forma, conheça agora as vantagens de fazer um empréstimo consignado.

Facilidade para contratar

Solicitar um empréstimo consignado é mais fácil e do que você imagina. Se você for aposentado ou pensionista, tem direito ao consignado.

O INSS verifica se o valor das parcelas não comprometem mais de 30% do seu benefício, a fim de manter renda suficiente para suas demais despesas. A contratação é simples e apenas são solicitados seus documentos pessoais e comprovante de endereço.

Praticidade e conforto

Pedir dinheiro emprestado a um amigo ou familiar não é nada agradável. Desta maneira, como não se trata de uma negociação estável, as condições de pagamento podem mudar e te deixar em uma situação ainda pior do que quando fez o empréstimo informal.

Portanto, o empréstimo com uma instituição financeira é mais indicado, pois você fica respaldado por um contrato legal, com as condições aceitas dos dois lados, onde todos os direitos e deveres ficam claros. Se você tem direito ao empréstimo consignado, pode fazer a solicitação  por meios eletrônicos (sites ou aplicativos), o que torna a contratação  mais prática e você nem precisa sair de casa.

Taxas de juros menores

O empréstimo consignado possui as taxas de juros mais reduzidas do mercado. Assim, adquirindo um crédito consignado, você pode ficar tranquilo que o valor combinado será o mesmo da primeira à última parcela sem alterações ou novos juros.

Segurança

Hoje em dia é muito mais seguro solicitar empréstimos pela internet e por aplicativos. Portanto, por que não adquirir seu crédito de forma digital? Assim, você não corre o risco de ser enganado com taxas de juros adicionais e golpes de vendedores fantasmas.

A tecnologia veio para ajudar e trazer muito mais conforto, privacidade e segurança do que antes, onde você tinha que explicar a finalidade do seu empréstimo a terceiros. Agora você faz tudo sem sair de casa, com a segurança de grandes instituições certificadas e regulamentadas pelo Banco Central. Todos os dados pessoais e da transação são criptografados – ou seja, apenas lidos por máquinas – o que aumenta a segurança contra desvios, má fé ou erros humanos.


Pronto. Agora você já conhece as principais modalidades de crédito e 5 situações em que solicitar o empréstimo vale a pena. Então, continue lendo os conteúdos do getcredito.com para se manter informado sobre o empréstimo consignado e assim fazer uma contratação mais segura e consciente.

Empréstimo consignado é seguro? Conheça mais sobre esse crédito.

Empréstimo consignado: Taxa de juros reduzidas e muito mais vantagens!