Escolha uma Página

Empréstimo menor taxaUma das principais dúvidas de quem está pensando em solicitar um empréstimo pessoal é em relação às taxas de juros. Grande parte dos modelos de crédito aplicam taxas de juros altas, pois os bancos não possuem garantia real do pagamento da dívida.

Por isso, o getcredito.com vai abordar com detalhes como funcionam as taxas de juros das principais modalidades de empréstimo e suas características.

Conheça o empréstimo com menor taxa do mercado

Um ponto importante antes de solicitar um crédito pessoal é conhecer e analisar todas as modalidades de empréstimo disponíveis no mercado. Assim, fica mais fácil descobrir qual tipo de crédito possui as melhores condições de contratação e qual atende melhor a sua necessidade. Confira abaixo:

Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito exclusiva para servidores públicos e aposentados ou pensionistas do INSS. Seu principal diferencial é que o pagamento das parcelas é descontado diretamente de seu salário ou benefício. Portanto, os bancos têm maior garantia do pagamento delas e, consequentemente, o índice de inadimplência é bem menor. Sendo assim, as instituições financeiras conseguem aplicar menores taxas de juros, que são até 5 vezes mais baixas em relação a outras modalidades de crédito pessoal.

Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal é quando você solicita ao banco uma determinada quantia emprestada. O banco irá analisar sua renda, seu relacionamento com o próprio banco e com o mercado e toda documentação, para saber se você possui recursos para pagar a dívida posteriormente. Esses dados vão nortear a definição das condições do empréstimo, como prazo e taxas de juros.

Caso o crédito seja aprovado, é preciso assinar um contrato, onde será detalhado o prazo de pagamento de empréstimo e qual percentual de juros acrescido ao valor das parcelas.

Cheque Especial

O cheque especial é um valor limite que os bancos pré-liberam em sua conta corrente. Como esse modelo de crédito já é autorizado e não possui burocracias, você pode utilizar a qualquer momento. Por isso, é importante monitorar sua conta corrente com frequência. às vezes é tão fácil “entrar no cheque especial” que nem percebemos. E como a cobrança de juros do cheque especial é bastante alta, pode te deixar ainda mais no vermelho.

Empréstimo rotativo

O empréstimo rotativo está relacionado ao pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito. Isto é, quando o valor total da fatura não é pago, você está indiretamente pegando um empréstimo com o banco.

Basicamente, o banco paga o valor total de sua fatura, e assim evita que seu nome fique irregular. Porém, o valor pago por ele será cobrado e acrescido de juros nas suas próximas faturas. Portanto, é importante se atentar ao empréstimo rotativo, pois os juros costumam ser altos e cumulativos.

Com a tabela abaixo é possível fazer comparativo das modalidades de empréstimo pessoal e suas taxas de juros, segundo dados do Banco Central:

Modelo de empréstimo Taxa de juros média
Empréstimo Pessoal 4,65% a.m.
Cheque especial 16,0% a.m.
Empréstimo Rotativo 18,4% a.m.
Empréstimo Consignado 2,10% a.m.

Agora que você já conhece os principais modelos de crédito pessoal, entenda os por que o empréstimo consignado possui as taxas de juros mais reduzidas do mercado, se comparadas a outras modalidades de credito, lendo o post: Empréstimo com taxa de juros baixa: Entenda os motivos