Escolha uma Página

empréstimo consignado vale a penaAntes de solicitar um crédito extra no mercado é necessário avaliar as vantagens que a modalidade oferece. Então, descubra se solicitar um empréstimo consignado vale a pena.

Empréstimo consignado vale a pena?

Para quem é servidor público, aposentados e pensionista do INSS e precisa de um dinheiro extra em mãos, solicitar um empréstimo consignado pode ser uma ótima saída. Isso, porque diferente de outras modalidades de crédito, o consignado oferece um procedimento simples e sem burocracias. Confira abaixo em quais situações realizar a operação vale a pena:

 

Trocar dívidas

Caso possua dívidas em aberto ou até mesmo está negativado no mercado, é possível usar a quantia do crédito consignado para trocar dívidas caras por mais baratas. Isso, porque o consignado apresenta baixas taxas de juros, atingindo, no máximo, 2,10% ao mês. Elas são menores se comparadas ao juros aplicados em outros serviços financeiros.

Sendo assim, faça a somatória dos valores de dívidas pendentes e solicite uma quantia no empréstimo consignável que seja suficiente para realizar o pagamento total. Feito isso,  ficará com o nome regularizado no mercado novamente, além de ter maior controle sobre suas finanças.

 

Situações de emergências

Problemas com saúde e gastos medicamentos caros são alguns exemplos de situações de emergência que podem acontecer a qualquer momento. Todavia, solicitar um empréstimo consignado é uma uma saída para de auxiliar nesta circunstância. Com ele, você tem dinheiro rápido em mãos para utilizar da forma que preferir.  

 

Ajudar a família

Como o empréstimo consignado possui baixas taxas de juros, com condições de contratação atrativas, solicitá-lo pode ser uma ótima maneira de ajudar os seus familiares que precisam de um dinheiro extra.

 

Vantagens do Empréstimo Consignado

Confira abaixo as vantagens e benefícios oferecidos pela contratação de um empréstimo consignado:

Taxa de juros baixas

Diferentemente de um empréstimo pessoal, o empréstimo consignado possui taxas de juros reduzidas. Elas são limitadas em até 2,10% ao mês, sendo até 3 vezes mais reduzidas que o cheque especial e o cartão rotativo, por exemplo.

 

Prazos melhores

Uma das maiores vantagens do empréstimo consignado são os prazos de pagamento flexíveis, o que permitem parcelas com valores menores e que encaixam em seu orçamento. São até 96 meses para servidores públicos e até 72 meses para aposentados e pensionistas.

Além disso, caso seja viável antecipar algumas parcelas, é algo que vale a pena no empréstimo consignado. Deste modo, você quita a dívida em um prazo menor, além de reduzir a incidência de juros.

 

 Margem consignável

No empréstimo consignado, a margem de comprometimento da renda mensal pode chegar, no máximo, a 30%. Com isso, despesas fixas que suprem as necessidades essenciais do solicitante, como alimentação, água e luz, não serão comprometidas.

Para saber mais informações sobre a margem consignável, leia o post: Margem Consignável: o que é, como calcular e quais as vantagens?

 

 Disponível para negativado

Os bancos e as instituições financeiras possuem maior garantia do pagamento das parcelas do consignado, já que a dedução dos valores é realizada diretamente da folha de pagamento. Assim, não há necessidade de realização de análise aos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. Desta forma, até mesmo quem possui restrição no CPF pode solicitar o empréstimo consignado e ter sucesso na aprovação.

Leia o post: Empréstimo sem consulta ao SPC/Serasa e saiba mais detalhes sobre o consignado para negativados no mercado.

 

Cuidados para não se endividar

Você já sabe que solicitar um empréstimo consignado é uma operação que vale a pena e que pode te auxiliar em várias situações. Todavia, é preciso se atentar a algumas situações para não perder o controle de sua vida financeira. Veja abaixo algumas dicas:

  • Não gastar mais do que ganha: É importante sempre fazer planejamento financeiro e ter um objetivo antes de ir às compras, para não gastar uma quantia maior do que a sua renda mensal.
  • Fazer uma reserva financeira: Situações de emergência podem acontecer com qualquer pessoa. Uma forma de se prevenir, é sempre manter uma reserva financeira.
  • Investir: Poupar uma quantia mensal e aplicá-la em algum investimento é algo essencial. Pois assim, irá atingir os seus sonhos e poder realizar metas futuras.

 

Quero saber mais

Agora que você em quais situações solicitar um empréstimo consignado e as vantagens de optar pela contratação, leia o post: Qual o melhor banco para fazer empréstimo consignado? e descubra qual é a melhor opção para você!