Escolha uma Página

empréstimo consignado é seguro

Realizar processos financeiros costuma deixar as pessoas inseguras porque elas presenciam constantemente em noticiários, casos de fraudes nesse segmento.

Isso as faz pensar se o empréstimo consignado é seguro e está menos exposto às fraudes do que as demais modalidades de crédito. Sendo assim, o getcredito.com vai explicar como essa modalidade de crédito é segura e qual a melhor maneira de contratá-la. Leia esse post e esclareça suas dúvidas.

 

Empréstimo consignado é seguro?

O empréstimo consignado é uma modalidade de crédito no qual as parcelas são descontadas diretamente da folha de pagamento do tomador, pelos órgãos pagadores. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que faz o pagamento dos aposentados e pensionistas e o SIAPE (Sistema Integrado de Administração de Pessoal) faz o pagamento dos funcionários públicos federais, assim como os governos estaduais e municipais remuneram seus empregados.

O primeiro ponto que torna o empréstimo mais seguro é que a margem consignável é regulada pela Lei nº 10.820/2003. A legislação determina que o valor máximo que pode ser comprometido do salário/benefício com parcelas de empréstimo é de 30% e mais 5% para o cartão consignado. Sendo assim, não existe extorsão dos tomadores por parte das instituições financeiras. O tomador tem a segurança de manter seu limite e, com isso, poder arcar com suas despesas essenciais.

Outro ponto a se considerar é que os juros do empréstimo consignado são pré-fixados. O cliente sabe o valor de todas parcelas desde o início do processo de contratação.  Ou seja, os valores das parcelas não sofrerão alteração durante a vigência do contrato de empréstimo.

 

Vantagens do empréstimo consignado

O empréstimo consignado oferece vantagens que, além de torná-lo mais seguro, coloca-o em destaque dentre as opções de crédito no mercado. Desse modo, vamos listar alguns benefícios com exemplos e comparações com outras modalidades de crédito para que você entenda com detalhes.

 

Taxa de juros baixa

A taxas do empréstimo consignado giram em torno dos 2,10% ao mês. Isso é possível porque, como o pagamento das parcelas é feito antes mesmo do salário ser depositado para o tomador, os riscos de inadimplência são reduzidos. Assim, é possível praticar baixas taxas de juros, já que o risco do banco é mínimo.

Comparada às taxas de juros de outras modalidade de crédito, como o cheque especial, que podem ultrapassar os 15% ao mês, a taxa do empréstimo consignado realmente é baixa.

Saiba mais sobre as taxas de juros do empréstimo consignado: Empréstimo com taxa de juros baixa: Entenda os motivos

 

Disponível para negativados

Para as pessoas que estão à procura de empréstimo para quitar suas dívidas e limpar o nome, o consignado é uma ótima opção. Pois, no processo de solicitação e contratação não é realizada nenhuma análise juntos aos órgãos de proteção ao crédito.

Esse é um dos motivos para o processo de contratação não ser burocrático. 

 

Prazos flexíveis

Os prazos para o pagamento empréstimo consignado variam de acordo com a classe do tomador. Os aposentados e pensionistas podem parcelar seu empréstimo em  até 72 vezes e os servidores públicos, até 96 vezes. O parcelamento mínimo é de 6 meses para todos os beneficiários. Ainda que o prazo seja determinado no momento da solicitação, o tomador pode antecipar o pagamento de parcelas, se for de sua vontade, e, com isso reduzir ainda mais a incidência de juros.

 

Extinção da dívida

Muitas pessoas têm receio de prazos longos, pois, caso ocorra o falecimento do tomador ele poderá deixar uma dívida muito grande para a família. Contudo, no empréstimo consignado, caso o titular venha a falecer, o dívida será extinta. Isto é, a família não precisa arcar com a dívida assumida.

 

Contratação online

É possível solicitar o empréstimo consignado de forma online totalmente segura. Para isso é importante utilizar sites e aplicativos que tenham certificado de segurança e que sejam parceiros de bancos confiáveis.

Pelos aplicativos ou sites, muitas vezes é possível comparar bancos e simular o crédito sem sair de casa. Isso é muito bom para as pessoas que preferem ter de mais sigilo e discrição ao realizar seus processos financeiros. Além disso, a possibilidade de comparar as condições dos vários bancos permite uma escolha mais assertiva.

De maneira geral, as contratações eletrônicas contam com a criptografia dos dados, o que garante o sigilo dos dados pessoais e da transação. Isto é, como apenas máquinas conseguem ler dados criptografados, o cliente fica seguro quanto a erros humanos e má fé.


Esperamos que as explicações do getcredito.com tenham te ajudado a entender o que torna o empréstimo consignado seguro. Para saber mais sobre essa modalidade de crédito, confira outros conteúdos do getcredito.com para fazer uma contração consciente.

Empréstimo Consignado vale a pena? Veja as vantagens em solicitar

Empréstimo consignado: Taxa de juros reduzidas e muito mais vantagens!