Escolha uma Página

como funciona o emprestimo consignado pan

O empréstimo consignado Pan funciona como uma solução para quem precisa de dinheiro rápido e não quer se comprometer com as altas taxas de juros do empréstimo pessoal. 

O crédito é liberado para clientes que possuem renda fixa, mesmo que estejam negativados. Saiba mais detalhes!

 

 

Como funciona empréstimo consignado Pan?

O empréstimo consignado no Banco Pan funciona como um crédito exclusivo para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos federais, estaduais e municipais.  

O crédito pode ser solicitado de forma rápida e segura, pelo site ou agências, e oferece condições facilitadas de pagamento.

Quais são as taxas de juros?

As taxas de juros do empréstimo consignado no Banco Pan são até 3 vezes menores* que as taxas aplicadas no empréstimo pessoal, que podem chegar a 20% ao mês, dependendo do banco ou instituição financeira.

Os juros mensais para aposentados do INSS variam em 2,01%, enquanto para servidores públicos correspondem a  1,83%.  Mas é importante ter cuidado, pois, mesmo que as taxas sejam mais baixas, elas fazem diferença no valor final das parcelas dos empréstimo.

*Pesquisa realizada em Junho de 2019


Quer saber por que as taxas de juros do empréstimo consignado são mais baixas? Você descobre tudo neste post: Empréstimo com taxa de juros baixa: Entenda os motivos.


Como é feito o pagamento do empréstimo?

O pagamento do empréstimo é descontado automaticamente do próprio salário/benefício do cliente. Ele é realizado pelo INSS, no caso de aposentados e pensionistas, ou pelo Siape, no caso de servidores públicos.

Por ter as parcelas já debitadas do benefício do cliente, não são necessárias análises rigorosas ao SPC/Serasa. Sendo assim, o crédito pode ser solicitado inclusive por negativados. 

No caso de servidores públicos, a liberação do empréstimo e dos descontos só é autorizada se a fonte pagadora, como as prefeituras, for conveniada ao Banco Pan.

Este desconto não ultrapassa o limite da margem consignável, que determina que somente 30% do benefício do cliente pode ser usado nas parcelas do empréstimo.


Para saber mais sobre margem consignável, leia o post: Margem Consignável: o que é, como calcular e quais as vantagens?


Em quantas vezes posso parcelar meu empréstimo consignado?

Os prazos de pagamento do empréstimo consignado no Banco Pan são bem flexíveis, ficando a critério do cliente escolher a quantidade de parcelas de acordo com as opções oferecidas pelo banco. O limite mínimo é de 6 vezes para todos os públicos, o limite máximo varia conforme o benefício, sendo:

  • Aposentados e pensionistas do INSS: até 72 vezes
  • Servidores públicos: até 96 vezes

Como solicitar o empréstimo consignado no Banco Pan?

O empréstimo consignado do Banco Pan pode ser contratado direto na agência ou pelo site. Para fazer a solicitação, você não precisa ter uma conta aberta no banco, porque os descontos serão realizados pelo INSS, direto da conta em que você recebe seu benefício.

Documentos necessários para a solicitação

Quantas vezes você já teve que carregar pastas com uma infinidade de documentos para fazer solicitações de empréstimos ou renovar algum contrato? Certamente foram muitas.

Para pedir seu empréstimo consignado no Banco Pan você não passa por isso. Vai precisar somente de 4 documentos, sendo que 2 deles cabem no seu bolso. São eles:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de renda
  • Comprovante de endereço

Solicitação pela agência

O cliente vai até a agência e apresenta seus documentos ao atendente. Depois disso, sua solicitação é encaminhada para o INSS ou Siape para análise e aprovação do pedido. Caso seja aprovado, estes órgãos autorizam a liberação. 

Por fim, o Banco Pan avalia se vai aceitar emprestar o dinheiro ou não para o cliente. Depois disso, em até 5 dias úteis, o valor do empréstimo é depositado na conta bancária do cliente.

Solicitação pelo site

Na solicitação pelo site, o cliente precisa preencher um cadastro com seus dados de contato, endereço e tipo de benefício. Isso, porque o banco precisa fazer algumas análises, como verificar a autenticidade da renda e calcular o limite disponível para contratação.

Depois de analisadas as informações, o banco entra em contato com o cliente, seja por SMS ou ligação, para confirmar seus dados e comunicar o valor máximo que ele pode pedir no seu empréstimo. 

Qual a melhor forma de solicitar?

Temos uma boa notícia: você é quem define a melhor forma de solicitação.

Mas já adiantamos que, para quem não abre mão da comodidade, pedir pelo site pode ser mais vantajoso. 

Primeiro porque você não vai precisar sair de casa, o que significa que pode pedir seu empréstimo no conforto do seu sofá, sem precisar pegar senhas de atendimento e enfrentar filas. 

Segundo, porque só você fica sabendo que solicitou um empréstimo, o que garante a segurança dos seus dados e mantém maior sigilo da operação.

E terceiro, porque você não precisa assinar um monte de papéis de contratos. Papéis que, inclusive, você correria o risco de perder e ter que pedir novas impressões. Dor de cabeça desnecessária! 

Agora, se sente mais seguro conversando com um gerente antes de contratar, pode ir até uma das agências do Banco Pan. Você apresenta a documentação necessária ao atendente e aguarda até que ele finalize a operação.

Curiosidades sobre o Banco Pan

  • O Banco oferece o aplicativo Pan, disponível para Android e iOS, por onde o cliente pode acompanhar seu histórico de pagamentos, acessar seus dados bancários e conferir sua margem consignável.
  • O Banco Pan oferece uma página com dicas de como utilizar o crédito de forma consciente, com planejamento financeiro e controle de gastos.

Saiba mais!

Se você chegou até aqui é porque considera o empréstimo consignado do Banco Pan uma boa alternativa de crédito. Com as facilidades de parcelamento e as baixas taxas de juros, até quem não tem benefício fixo vai querer!

Para quem tem a sorte de poder contratar o benefício, temos um post que fala sobre os detalhes da contratação. Então, não deixe de conferir: Banco Pan Empréstimo Consignado: Conheça os detalhes da contratação