Escolha uma Página

cartão para aposentado

No mercado hoje, você encontra diferentes modalidades de cartão de crédito, como os cartões de crédito oferecidos em lojas de departamentos, ou os tradicionalmente oferecidos pelos bancos.

Mas, você sabia que também existe um cartão para aposentado e pensionista do INSS? Ele facilita a aprovação de crédito e empréstimos para este público.

 

Tipos de cartão de crédito

Vamos conhecer as principais características de duas modalidades de cartões oferecidos no mercado: o cartão convencional e o cartão para aposentado.

Cartão de crédito convencional

O cartão de crédito convencional permite realizar compras no crédito ou débito. Geralmente esta modalidade de cartão é liberada por bancos e possui um aplicação de taxas de juros alta, sendo até 17% ao mês, além de cobrar anuidade.

Atualmente, lojas de departamento também apostam na liberação de cartão de crédito para seus clientes no intuito de facilitar a compra e o pagamentos dos seus produtos. Entretanto, estes cartões só podem ser utilizados em compras na própria loja.

O limite liberado no cartão convencional é o valor máximo que o banco ou loja liberam para você utilizar até o fechamento da fatura. Contudo, no caso deste cartão, o limite não pode ser sacado.

Cartão para aposentado

Quanto ao cartão para aposentado, conhecido como consignado, é uma boa opção para quem precisa um cartão de crédito para fazer e parcelar compras, mas quer pagar taxas de juros baixas. Neste caso, elas variam em torno de 3% ao mês.

Este modelo de cartão não possui anuidade e o desconto do mínimo da fatura é debitado automaticamente todos os meses da conta do beneficiário, mas com um limite estabelecido em 5% da renda do beneficiário.

Com isso, os riscos de inadimplência são reduzidos, favorecendo a liberação do crédito inclusive para negativados.

Para quem precisa de dinheiro extra em mãos, ele também pode ser utilizado como forma de empréstimo, pois você pode sacar até 95% do limite disponível e pagar somente nos meses decorrentes.

Cartão para aposentado x Cartão convencional

Certamente que o cartão consignado possui características específicas que evidenciam suas diferenças em relação ao cartão convencional.

Na tabela comparativa abaixo, você tem uma visão mais nítida dessas diferenças. Confira:

Benefício Cartão para aposentado Cartão convencional
Cartão internacional cartão para aposentado cartão para aposentado
Taxa de juros reduzidas cartão para aposentado
Aprovação para negativados cartão para aposentado cartão para aposentado
Margem consignável de 5%
Debitado da folha de pagamento ou benefício cartão para aposentado

Se você é aposentado ou pensionista do INSS, o mais vantajoso é ter um cartão consignado. Além de ter taxas de juros menores, o cartão tem margem consignável exclusiva, permitindo maior controle dos seus gastos.


Como funciona o cartão consignado?

O valor de pagamento mínimo da fatura do cartão consignado é descontado diretamente de seu salário ou benefício, de acordo com a margem consignável.

Porém, ela estipula que apenas 5% de sua renda mensal pode ser direcionada para o pagamento do consignado. Desta forma, além de evitar atrasos no pagamento da fatura, diminui-se os índices de inadimplência.

Ainda não sabe o que é a margem consignável? Leia nosso post Margem Consignável: o que é, como calcular e quais as vantagens? e saiba como calcular sua margem consignável.

Por que o cartão é exclusivo para aposentados?

Esta modalidade de cartão tem o valor mínimo da fatura descontado todos os meses diretamente do contracheque do beneficiário.

Neste caso, para ter o cartão, é necessário ter uma renda fixa e garantida, como é o caso dos beneficiários do INSS, para que os débitos sejam corretamente realizados.

Convênios aceitos

Nem todos os benefícios são aceitos no cartão de crédito consignado. Benefícios temporários ou com algum prazo, por exemplo, não podem ser utilizados para a consignação.

A regra pode mudar conforme a instituição financeira, mas, de maneira geral os benefícios vitalícios são os mais aceitos.

Quais são as taxas de juros?

A taxa de juros do cartão consignado giram em torno de 3% ao mês, sendo até 3 vezes menor que os juros de cartões tradicionais. Isso, porque o pagamento da fatura é descontado automaticamente da renda mensal do solicitante, garantindo assim, a efetividade dos pagamentos.

Assim, os bancos possuem garantia de que as parcelas serão quitadas, e oferecerem juros reduzidos como benefício.

Como usar meu cartão consignado?

É possível utilizar o cartão consignado para realizar compras e parcelá-la em lojas e comércios. Além disso, com a função internacional do cartão, você pode utilizá-lo para fazer compras em estabelecimentos no exterior e inclusive, lojas online de marcas internacionais, como AliExpress e Amazon

Transferência do limite

É possível transferir para uma conta corrente em seu nome até 95% do limite disponível em seu cartão consignado. Você não só tem a liberdade de utilizar a quantia para qualquer finalidade, como também de solicitar a transferência quantas vezes desejar, porque não há taxas adicionais para utilizar o serviço.

Saiba como funciona o saque complementar e conheça as vantagens de solicitá-lo.

Solicitação do cartão consignado

A solicitação do cartão consignado é simples e rápida. Você pode solicitar pelo site, aplicativo ou central de atendimento do seu banco. Contudo, para que a solicitação seja concluída, você precisa informar os seguintes documentos:

  • RG
  • CPF
  • Comprovante de residência
  • Extrato do benefício.

 Quando utilizar

Para quem é aposentado da Previdência Social, solicitar o cartão de crédito consignado é uma opção, já que ele possui baixas taxas de juros, comparado as outras modalidade de crédito. Você pode solicitá-lo em diferentes situações.

  • Pagar uma conta – Quando seu orçamento apertar, você pode usar o cartão consignado para pagar sua conta de água ou de luz.
  • Fazer compras – Parcele suas compras em quantas vezes quiser, ou use o saque para fazer pagamentos à vista.
  • Ajudar um familiar – Caso seja necessário, você pode usar seu cartão para comprar material escolar para seu neto, ou ajudar seu filho a pagar a conta do mês que atrasou.
  • Reformar a casa – Use o cartão ou o saque para comprar os materiais ou pagar a mão de obra.

Conclusão

Agora que você já sabe que existe um cartão de crédito exclusivo para aposentados, certamente ficou mais fácil economizar seu orçamento com as condições facilitadas do cartão. Para saber mais sobre o cartão consignado, leia o nosso post Cartão Consignado: Entenda melhor como funciona.