Escolha uma Página

cartao de credito aposentado

O cartão de crédito é útil em várias situações, principalmente nas compras, à vista ou parceladas, de produtos e serviços. Atualmente, os bancos oferecem cartões de diferentes modalidades e limites variados.

Para você que já está acostumado com o modelo de cartão de crédito convencional, apresentamos o cartão de crédito consignado: o cartão especial para aposentados.

Conheça o cartão, suas vantagens e saiba em quais situações usá-lo.

Cartão de Crédito para aposentado

O cartão de crédito consignado é aquele em que o valor mínimo da fatura é deduzido diretamente do benefício INSS, independente do valor total, determinado em 5% do valor total da renda ou benefício.

Como o desconto é automático, é necessário haver uma renda fixa que garanta a efetividade do pagamento. Por isso o cartão é exclusivo para aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos.

Para que serve?

O cartão de crédito consignado para aposentados possui as mesmas funcionalidades do cartão de crédito convencional, mas oferece mais vantagens. Com ele você pode fazer compras, pagamentos e realizar saques.

Vantagens do cartão consignado

Comparado ao cartão de crédito convencional, o cartão de crédito consignado oferece vantagens que contribuem diretamente para sua economia e tranquilidade. Veja:

Baixas taxas de juros

Segundo o Banco Central, em janeiro de 2019, a média dos juros cobrados pelos cartões de crédito convencionais foi 27% ao mês.

Mas com o cartão de crédito para aposentado, o cartão consignado, as taxas de juros ficam na média de 3% ao mês, dependendo do banco emissor. Isso é possível porque o banco tem maior segurança quanto à efetividade dos pagamentos por parte dos clientes.

Sem anuidade

Não é cobrada anuidade ou tarifa de manutenção do cartão consignado. Isto é, você não precisa pagar para  ter ou manter o seu cartão, como acontece com a maioria dos cartões tradicionais. Assim, você economiza seu dinheiro para usar em outra compra ou em uma realização pessoal.

Sem multa por atraso

Como o pagamento mínimo da fatura é descontado do seu benefício todo mês, não há incidência de multas ou juros por atrasos, já que eles não ocorrerão. Você pode optar por pagar o valor mínimo, ou determinar um valor maior para quitar as faturas em menos tempo.

Além disso, com o desconto automático você não deixa de fazer o pagamento e evita que seu nome seja encaminhado para o SPC ou Serasa.

Realizar saques

Com o seu cartão de crédito você pode realizar saques em seu banco ou em qualquer terminal da rede 24 horas, disponíveis pelo Brasil. O processo é o mesmo dos cartões tradicionais, porém, no saque complementar, as condições e taxas aplicadas são mais vantajosas.

Cartão internacional

Você também pode usar seu cartão consignado para fazer compras em outros países, sem pagar taxas excedentes. Dessa forma, você pode viajar sem se preocupar em adquirir moedas de outros países. Com isso, você também pode comprar em qualquer loja internacional.

Saque complementar

O saque complementar funciona como um complemento esporádico da renda do beneficiário. Ele te permite sacar até 95% do limite do seu cartão de crédito. Dessa forma, essa limitação impede que você saque um valor fora da sua realidade financeira e endivide-se mais do que é possível custear. Ou seja, mesmo que você já tenha realizado um saque anterior ou tenha realizado compras com seu cartão, ainda será possível realizar saques se houver algum limite disponível.

O limite do cartão consignado é calculado em função da renda disponível, mas pode variar de acordo com a política de crédito de cada banco. A porcentagem do saque, todavia, será a mesma em qualquer banco que oferece o cartão de crédito consignado.

Quando usar o saque complementar?

Com o saque complementar você tem dinheiro rápido na sua conta para usar como quiser ou precisar. Conheça as principais razões para se solicitar o saque.

Ajudar a família

Como o saque complementar só é liberado para quem é aposentado, pensionista do INSS e servidor público, nem todas as pessoas têm acesso à operações de saque com condições acessíveis e taxas de juros reduzidas. Na sua família, por exemplo, caso alguém precise de dinheiro para fazer um investimento ou custear alguma emergência e não tenha crédito, você pode realizar o saque e emprestar o valor necessário, até que a pessoa possa te devolver.

Certamente que, pegar o dinheiro com você, sem as aplicações de taxas de juros de crédito pessoal do mercado, é mais econômico e seguro.

Fazer uma viagem

As agências de viagens oferecem pacotes de viagens com a opções de pagamento parcelado. Porém, sobre estas parcelas são aplicadas tarifas que recaem sobre o valor final. Em certos casos, os pacotes podem ficar quase o dobro do valor original.

Nesses casos, fazer um saque complementar e pagar à vista é uma ótima escolha e costuma ficar mais barato, já que você será capaz de negociar bons descontos. Assim, ao invés de pagar as parcelas definidas pela agência de viagens, com juros mais altos, você escolhe o número de parcelas que quer pagar ao banco emissor do seu cartão, com taxas de juros mais baixas.

Reformar a casa

Se acha que está na hora de tirar seu plano de reforma do papel e garantir o conforto para você e sua família, o saque pode ajudar. Com o dinheiro, você pode comprar os materiais que precisa para começar a obra da sua casa, seja uma construção ou reforma.

Compre tudo o que você precisa, usando o dinheiro do saque, e parcele em quantas vezes achar melhor. Quando menos esperar, já terá quitado todas as parcelas e estará com a casa novinha!

Pagar uma dívida

Você já não precisa se preocupar com cobranças retroativas e juros acumulados de dívidas antigas. Use o saque complementar para trocar uma dívida antiga por uma mais em conta, com melhores condições de pagamento. Você usa o valor do saque para cobrir a dívida em aberto, paga em parcelas pequenas e fica tranquilo.


Saiba mais sobre o saque

Viu como o saque complementar pode ser útil em diferentes situações? Então não deixe de aproveitar essa vantagem do cartão de crédito consignado.

Saiba mais sobre o assunto no nosso post: Conheça as vantagens do saque com cartão de crédito consignado