Escolha uma Página

cartão consignado

O cartão consignado é uma opção vantajosa para quem precisa de dinheiro rápido em mãos ou deseja fazer compras em lojas e estabelecimentos.

Além de possuir uma das melhores condições de pagamento, as taxas de juros são reduzidas, se comparadas a um cartão de crédito convencional.

Saiba como funciona o cartão consignado e conheça suas diferenças, comparado aos cartões convencionais.

Cartão de crédito Consignado

O que é?

O cartão de crédito consignado é o cartão de crédito sem anuidade, exclusivo para aposentados e pensionistas do INSS, no qual o mínimo da fatura é abatido automaticamente do benefício todos os meses.

Como funciona?

Com o cartão de crédito consignado, é possível fazer compras em lojas e estabelecimentos pelo Brasil e também no exterior. Além disso, você pode sacar até 95% do seu limite nos caixas eletrônicos 24 Horas ou no seu banco.  

A principal diferença entre um cartão tradicional e o consignado é o fato do segundo ser direcionado para servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS, pois são um público que possui renda mensal fixa .

O pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito consignado é debitado automaticamente do salário ou benefício do tomador. Isto é, de acordo com a margem consignável, o órgão pagador pode deduzir, no máximo, 5% da renda mensal do solicitante para o pagamento das parcelas do cartão.

Dessa forma, evita-se o superendividamento do solicitante e garante que haja uma quantia suficiente para os gastos básicos.

Exemplo

Maria utilizou o limite de seu cartão para parcelar uma televisão nova para sua casa. Logo, considerando que a renda mensal de Maria é R$998,00, o valor máximo que poderá ser debitado para o pagamento mínimo de sua fatura é de R$49,90. Isto é, independente do valor total do produto, somente essa quantia poderá ser deduzida de sua renda.

Diferenças entre o cartão tradicional e o consignado

Confira na tabela comparativa abaixo as principais diferenças entre o cartão de crédito tradicional e o consignado. Assim, fica mais fácil para você fazer a melhor escolha.

Benefício Cartão consignado Cartão de crédito comum
Pode ser usado no exterior
Sem anuidade
Taxa de juros reduzidas
Aprovação para negativados
Margem consignável de 5%
Debitado da folha de pagamento ou benefício

 

Vantagens do Cartão de crédito Consignado

Descubra abaixo quais são as principais vantagens em solicitar o seu cartão.

Cartão Internacional

Com um cartão internacional em mãos, é possível fazer compras em lojas e estabelecimentos em todo o mundo. Além disso, pode realizar saques do seu limite no exterior, e, o melhor, sem pagar nenhuma taxa adicional por isso.

Sem anuidade

Diferentemente de um cartão tradicional, ao solicitar o cartão de crédito consignado, os bancos não aplicam taxas de anuidade. Assim, você economiza dinheiro e não precisa de preocupar com encargos direcionados para manutenção mensal do seu cartão.

Taxa de juros baixa

Os bancos têm maior garantia do pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito consignado, já que o valor é deduzido automaticamente da renda mensal do solicitante. Sendo assim, as instituições financeiras possuem flexibilidade para aplicar taxas de juros menores e mais atrativas.

Segundo dados do Banco Central, os juros de um cartão de crédito convencional podem chegar até 20% ao mês. Isto é, as taxas do consignado são até 6 vezes menores, girando em torno de 3,0% ao mês.

Disponível para negativados

Uma outra vantagem do cartão consignado é estar disponível para negativados. Isto é, como os bancos possuem maior garantia do pagamento mínimo da fatura não é necessário realizar consultas aos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC. Portanto, até mesmo quem está inadimplente no mercado pode solicitá-lo sem que haja burocracias.

Bancos que oferecem o Cartão Consignado

O Cartão Consignado é oferecido em grandes bancos, credenciados no mercado. Confira quais são eles:

Cartão consignado

O Banco BMG é uma das mais importantes instituições financeiras do Brasil, focada em aposentados, pensionistas do INSS e servidores públicos. O banco também presta serviços para pessoas jurídicas, atendendo investidores de pequenas, médias ou grandes empresas.

O BMG oferece diferentes modalidades de crédito, desde o cartão consignado, sem anuidade e com uma das menores taxas de juros do mercado, ao saque complementar. Os serviços podem ser contratados pelo site do banco, aplicativo Meu BMG ou pelas centrais de atendimento.

Cartão consignado

O Banco Pan atua no mercado desde 2011, e oferece diversas modalidades de crédito, inclusive o cartão de crédito consignado sem anuidade e com taxa de juros até 5 vezes menor que um cartão comum.

O cartão está disponível para aposentados e pensionistas do INSS, assim como Servidores públicos federais, estaduais e municipais. O cartão pode ser solicitado ou pelo site do Banco, ou pelas Centrais de Atendimento.

Cartão consignado

O Olé é uma empresa pertencente ao grupo Santander, especializada na oferta do cartão consignado. Com o Olé, você não tem custos de manutenção do seu cartão e contrata sem consulta ao SPC ou SERASA.

Além disso, o processo de solicitação do cartão é 100% digital. Neste caso, você pode solicitar pelo site Olé, ou pelo aplicativo Olé Digital, onde também pode acompanhar suas faturas e limite de margem disponível.

Cartão consignado

O Banco Itaú é uma instituição bem conceituada no mercado, que atua em 21 países, com cerca de 5 mil agências no Brasil e no exterior. Além das diversas opções de crédito pessoal, a empresa disponibiliza o cartão de crédito consignado com taxas de juros pré-fixadas.

Cliente Itaú pode solicitar o cartão pelo site ou app Itaú, e realizar o saque na agência ou em caixas eletrônicos das redes 24 horas, disponíveis  em todo o Brasil. Quanto às parcelas, o banco permite que o pagamento seja realizado em até 48 vezes.

Cartão consignado

O Banco Cetelem pertence ao grupo francês BNP Paribas, um dos líderes no mercado de crédito ao consumidor, e está no Brasil desde 1988, oferecendo várias soluções de crédito, dentre elas o cartão consignado, que pode ser liberado, inclusive, para negativados.

Com o cartão consignado do Banco Cetelem, aposentados e pensionistas do INSS podem realizar saques em caixas eletrônicos e fazer compras à vista ou a prazo de produtos e serviços em diferentes lojas.

Cartão consignado

A Caixa é uma empresa pública que busca oferecer os melhores serviços e opções de crédito para os brasileiros, sendo pessoa física ou jurídica, a mais de 50 anos. O cartão consignado é liberado para aposentado e pensionista do INSS e não precisa de avalista.

Além disso, os clientes Caixa podem realizar saques com o cartão e acompanhar limites e franquias pelo site ou aplicativo.


Conclusão

Agora que você já sabe como funciona o saque complementar, aproveite para pedir o seu e garantir dinheiro de forma simples e rápida com as menores taxas de juros do mercado. Portanto, leia o nosso post: Saque complementar: saiba em quais situações solicitar e saiba quando pedir o seu saque.