Escolha uma Página

cartão consignado o que é

Com o cartão consignado é possível fazer saques de dinheiro em espécie nos caixas eletrônicos. Além disso, pode parcelar suas compras em lojas e estabelecimentos de todo Brasil.

O cartão é exclusivo para aposentados e pensionistas e o mínimo da fatura descontado do contracheque do próprio benefício. Conheça todas as vantagens do cartão.

 

Cartão Consignado: o que é?

O cartão consignado possui as mesma funcionalidades de um cartão de crédito tradicional, porém é destinado a servidores públicos, aposentados e pensionistas do INSS. Isso porque o mínio da fatura é descontado da renda do beneficiário.

Como funciona?

Com o cartão consignado é possível sacar a quantia estabelecida de até 95% de seu limite, em qualquer um dos caixas das redes 24 horas disponíveis em todo o Brasil. Entretanto, caso não queira realizar o saque, você pode transferir o valor disponível para outra conta corrente que esteja ativa em seu nome.

Com ele, você realiza compras à vista ou a prazo, em diferentes estabelecimentos comerciais, e o valor mínimo da fatura é descontado automaticamente, todos os meses, da sua fatura, mas sem ultrapassar o limite de 5% do seu orçamento.

Cartão Consignado x Cartão convencional

Mesmo que tenha funcionalidades parecidas com o cartão de crédito convencional, o cartão de crédito consignado possui características específicas, que o tornam mais vantajoso, como suas taxas de juros reduzidas.

Observe na tabela comparativa abaixo, as principais diferenças entre os cartões:

Benefício consignado convencional
Sem anuidade
Taxa de juros reduzidas
Aprovação para negativados
Margem consignável de 5%
Desconto do benefício

Vantagens do Cartão Consignado

Conheça as principais vantagens do cartão de crédito consignado.

cartão consignado o que é 

Disponível para negativado

O consignado é destinado a um público que possui renda fixa, por isso a fatura é debitada automaticamente da folha de pagamento do beneficiário. Como as instituições financeiras têm garantia desse pagamento, logo não é feita análise de crédito no momento da solicitação.

Portanto, mesmo pessoas inadimplentes podem solicitar o cartão.

cartão consignado o que é

Baixas taxas de juros

Segundo estatísticas do Banco Central, as taxas de juros do consignado giram em torno de 6%, enquanto a dos cartões convencionais chegam a 20%.

A principal razão das taxas de juros reduzidas se deve, principalmente, à segurança que as instituições financeiras possuem quanto ao pagamento de empréstimos e saques.

cartão consignado o que é 

Margem consignável

A margem consignável funciona como uma margem de segurança para clientes que possuem o cartão consignado. Afinal, ela estabelece um limite de 5% para ser descontado todos os meses da conta do beneficiário.

Isto é, este é o percentual máximo que o banco pode debitar do pagamento de sua fatura. Assim, sua renda mensal não fica toda comprometida com o pagamento do cartão de crédito.


Conclusão

Agora que você já sabe o que é o cartão de crédito consignado e como ele funciona, conheça as vantagens de ter um cartão sem taxa de anuidade.